terça-feira, 19 de outubro de 2010

Osso duro de roer

Fui ver o filme tropa de Elite, já estava esperando toda violência e coisas que me fariam tampar o rosto. Mas quando cheguei ao cinema percebi um filme mais maduro, com algo mais concreto para contestar. O filme vem contestar a raiz dos problemas, o lugar onde qualquer possível mudança bate, se tornando muitas vezes inviável.
O sistema.
É muito inteligente a ideia de por esse tipo de crítica em um filme cheio de frases de efeito que alcançam o grande público. Pois então, talvez verdadeiramente afete um grande grupo de pessoas. As mesmas críticas poderiam ser feitas em um documentario, mas cá entre nós não seria tão divertido. As pessoas querem ver o Capitão Nascimento xingar. Então que xingue!
Agora vamos ao que interessa, achou o governador do filme um filho da mãe ? Achou as atitudes dele escrotas ? Achou ele corrupto ? Achou ele um fanfarrão? ELE FOI O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DA HISTÓRIA DO RIO DE JANEIRO! Seu nome ? ANTHONY GAROTINHO. Claro que se trata de um filme de ficção, algumas cenas podem não se encaixar perfeitamente na realidade, mas o passado corrupto do Garotinho e sua esposa é inegável.
Nas eleições desse ano Garotinho chegou a ser pensado para candidato a governador do Rio pelo seu partido, PR. Mas não ousou tanta exposição, iriam surgir comparações com seu ex mandato e... O candidato obteve seu registro eleitoral graças a uma liminar.
Já o o Fraga do filme, foi baseado no Deputado Estadual Marcelo Freixo. Há um vídeo no youtube muito bacana, no qual ele fala suas impressões a respeito do tropa 2 ( http://www.youtube.com/watch?v=01I5iBtfqHQ&feature=player_embedded).
Mais uma vez meu apelo é: duvidem, questionem. Ao ver o filme e ao conversar sobre, não digam que gostaram apenas porque o Capitão Nascimento é foda. Tenham um olhar um pouco mais amplo do que esse, especialmente no caso deste filme que trata da amplitude do problema. PENSAR! Essa é a palavra do momento. Afinal de contas o sistema é osso duro de roer.

PS: Isso me lembrou um techo da música "Não é serio" do Charlie Brown Jr
"O que eu consigo ver é só um terço do problema
É o Sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A Juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Faz diminuir a esperança
Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
Então deixa ele viver! É o que Liga."

http://www.vagalume.com.br/charlie-brown-jr/nao-e-serio.html#ixzz12qdvvgUW

Nenhum comentário:

Postar um comentário