quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ENEM

Tem muito tempo que não posto aqui, tenho andado meio ocupada, fim de ano sabe como é...to tendo que estudar bastante. Mas arranjei um tempinho e vou falar o que achei do enem, eu fiz a prova este ano. Quando estava na sala e percebi que o cartão resposta tava invertido não acreditei, como pode uma prova de tal importância errar em algo tão idiota ? Erro de gráfica?! Pela madrugada... E não foi só isso, algumas questões estavam muito mal elaboradas, e teve todo aquele problema com as provas amarelas. Só me faz acreditar que é um descaso tremendo por parte dos organizadores, será que eles não se dão conta da importância que aquela provinha (de 90 questões ) tem na vida de muita gente. Enquanto os estudantes passam o ano inteiro se preparando, eles nem organização têm? O mínimo que se espera é que os culpados sejam punidos e que as pessoas tenham pelo menos a oportunidade de refazer a prova, é um absurdo deixar por isso mesmo! Que não seja obrigatório refazer, mas que pelo menos tenham a opção.
E depois disso tudo, deve ser repensado a maneira de ingressar nas universidades públicas nesse pais, eu até acho que a essência da prova seja boa, não é uma prova tão conteudista quanto outros vestibulares, é algo de âmbito nacional, mas a forma que está nos sendo apresentada é ridícula, problema atrás de problema, é disso que os estudantes dependem, é na mão de uma desorganização dessa que botamos um ou mais anos inteiros de estudo? Não pode ser assim! Tem agluma coisa muito errada na maneira de se pensar escola...Sei que essa é uma discução muito longa e que traz muitas divergências, mas eu acho que antes de mais nada deve se pensar no porque do ensino, se é um ensino que prepara as crianças para o mercado, e unicamente para servir ao mercado, ou se tem o objetivo acadêmico de criar pensadores, capazes de criar suas próprias teorias e pensamentos. É preciso que se defina de que lado se está jogando, porque do jeito que ta, não ta nada bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário